Nos últimos dias, as reclamações por problemas de iluminação pública explodiram no Boca no Trombone, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação.
Ouvintes de vários cantos de São João del-Rei relatam que a segurança se tornou uma preocupação, já que quem trabalha ou estuda à noite volta pra casa no escuro total.
Por meio de nota, a Vagalume, empresa responsável pela iluminação pública das cidades que integram o consórcio Cigedas – dentre elas São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes – alegou que as chuvas intensas provocaram estragos.
Muitas lâmpadas foram quebradas em razão das chuvas de granizo registradas em outubro. Sem contar que a água da chuva, junto com o vento, pode infiltrar nos componentes das luminárias, causando defeitos.
Outra dificuldade, segundo a empresa, é que por questões de segurança, os eletricistas não podem subir nos postes em dias úmidos para realizar a manutenção, por risco de descargas elétricas, por exemplo.
Aproveitando a estiagem, a Vagalume iniciou uma força tarefa para promover o concerto da iluminação dos bairros mais afetados. Confira o cronograma:
- Matosinhos: equipes começaram a manutenção na segunda-feira, dia 21, e seguem até esta quinta-feira, dia 24;
- Tijuco: terça e quarta-feira, dias 22 e 23;
- Senhor dos Montes: serviços agendados para quarta e quinta-feira, dias 23 e 24;
- Colônias do Marçal e do Giarola: quinta e sexta-feira, dias 24 e 25;
- Bonfim: sexta-feira, dia 25;
Vale lembrar que outros bairros também vão ser atendidos mediante solicitação. A Vagalume pode ser acionada pelo 0800 033 1825; pelo WhatsApp (31) 9 9222-0496; ou pelo aplicativo vLuminum Cidadão.