As últimas horas foram marcadas por chuva com ventos intensos em vários municípios de Minas Gerais, incluindo São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades com volumes entre 20 e 50 mm/dia e rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 km/h para 784 cidades do estado. Válido até 10h desta terça (15), o comunicado alerta que as tempestades podem provocar instabilidades na rede de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, segundo o órgão meteorológico.
São João del-Rei registrou alagamentos em várias vias, o nível de água do Córrego do Lenheiro subiu, e as águas estão próximas de transbordar. A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Defesa Civil para monitoramento da situação na cidade, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
O coordenador da Defesa Civil de São João del-Rei, Pedro Henrique, orienta que em casos de fortes chuvas, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros para pedir ajuda, o número para contato é 3379 1513; 199. “O ideal é que a população, principalmente aqueles que moram em área de risco, fiquem em alerta. E caso percebam, por exemplo, que está havendo a cheia do rio, do córrego, nas imediações do imóvel, retirem os principais pertences. E vendo que está acontecendo uma cheia, se retirem do imóvel e vão para casas de parentes e amigos, até que possa ser chamado a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros”.
A orientação também é válida para moradores que moram em áreas de riscos de deslizamentos. “No caso de áreas que têm risco de deslizamentos a gente pede que as pessoas façam o monitoramento, e se perceberem que está com muito risco, acionem a Defesa Civil ou o Corpo de bombeiros. Caso o perigo esteja muito iminente se retire imediatamente do local, porque o mais importante é a vida”.
Através do número 40199 é possível enviar o CEP da cidade ou da rua, e receber mensagens de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam causar estragos e danos à população.