Começa nesta quarta-feira (09) o cadastro escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública estadual de ensino ou precisam mudar de escola. As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro, na internet, pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). O site é cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Durante o procedimento, os responsáveis, pais ou aluno maior de 18 anos devem fornecer dados, como nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal. Também indicar o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.
O cadastramento é válido para crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental; e estudantes dos demais anos dos ensinos fundamental e médio advindos de outras redes de ensino.
Alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola também devem realizar o cadastro no Sucem.
Quem pretende retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Neste caso, é preciso ter no mínimo 15 anos para ter acesso ao ensino fundamental e 18 para ingresso no ensino médio.
Estudantes que não realizarem a inscrição dentro do prazo não vão ser encaminhados para a matrícula oficial. Em caso de dúvidas, entre em contato com a escola estadual mais próxima de casa.