Emboabas

4º LIRAa de 2022 classifica São João del-Rei com médio risco; cidade já registrou 196 casos de dengue ao longo do ano

A Secretaria de Saúde de São João del-Rei, divulgou o resultado do quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa de 2022. A pesquisa foi realizada na cidade no período de 24 a 28 de outubro, foram visitados 1.845 imóveis e coletados 29 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti, classificando o município com médio risco e Índice de Infestação Predial de 1,5 %. Sendo que 100% dos focos foram encontrados onde existe a presença de uma pessoa responsável.

De acordo com a pasta, todos os responsáveis pelos imóveis onde foram encontrados os focos serão notificados e serão direcionadas ações conforme a localização destes focos dentro dos imóveis.

31% dos focos foram encontrados em depósitos de armazenamento de água ao nível do solo: barril, poço, cisterna, caixas d’água, tambores, depósitos de alvenaria. Outros 20,7% foram encontrados em depósitos passiveis de remoção/proteção como: lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas); sucatas em pátios e ferros-velhos, entulho de construção.

17,2% dos focos encontrados em depósitos móveis como: vasos/frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeira, bebedouro em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósito de construção, objetos religiosos/rituais. Outros 17,2% dos focos foram encontrados em depósitos fixos como: tanques, calhas, ralos, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, floreiras e caixa de inspeção/passagem.  Já cerca de 10% dos focos foram encontrados em pneus. Ao longo de 2022, a cidade registrou 196 casos positivos para a dengue, e aguarda o resultado de 38 exames. O município também investiga 02 casos para Chikungunya.

Sair da versão mobile