Parecia uma realidade distante. Mas, agora, não mais. Falta menos de um mês para o Enem 2022. Só de pensar, a ansiedade toma conta de tudo. E não é para menos. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para o sonho de muita gente: a conquista de uma vaga em uma instituição de ensino superior.
Neste ano, as provas vão ser aplicadas em 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os candidatos produzem uma redação, além de responderem a 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagem e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. E no segundo dia, mais 90 questões; 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Enfrentar dois finais de semana de provas é um desafio. Não à toa estudantes se preparam para o exame o ano todo. E muitos querem aprender novos conteúdos até o último segundo. Mas seria essa a melhor estratégia? A professora Leiriana Gontijo dá aulas preparatórias para o Enem, em São João del-Rei. Segundo ela, o melhor a se fazer nessa reta final é focar na revisão e resolução de provas.
“Nesse período é interessante que o aluno pegue seu resumo e faça uma revisão dos conteúdos. Busque bastante questões das provas anteriores, no banco de questões das provas do Enem. Pra que ele possa estar preparado para esse estilo de prova. Entendo também que eles descansem. Que o aluno busque não acumular mais conteúdo, mas aprofundar nos conteúdos já vistos e descansar para estar preparado para fazer uma boa prova.”.
Tão importante quanto pegar firme nos estudos é cuidar do bem-estar, controlar a ansiedade. Tirar um momento para relaxar também deve estar na lista de prioridades.
“Para controlar a ansiedade, a revisão em si, já ajuda, pelo fato do aluno perceber que as coisa se ligam. E aquela sensação de não lembrar do que foi estudado, ao fazer a revisão o aluno percebe a conexão dos conteúdos. Além disso, ele deve descansar, ter sono de qualidade, dormir e se alimentar bem, procurar fazer atividades físicas, porque tudo isso colabora para o controle da ansiedade e para uma melhor qualidade de vida em geral, não só para o momento da prova.”
Se você está em busca de materiais para revisar os conteúdos mais cobrados no Enem, acesse o canal do Cursinho Popular Edson Luís, de São João del-Rei, no YouTube. Por lá, estão disponíveis várias aulas online gratuitas de todas as áreas do conhecimento.