Emboabas

Mamografias podem ser realizadas no Centro Viva a Vida em São João del-Rei

A Mamografia é um exame de imagem fundamental para o rastreamento do câncer de mama. Conforme estudos europeus e americanos quando a mamografia é realizada com intervalos regulares, há uma queda entre 25 a 44% na mortalidade do câncer.

Geralmente, o exame de mamografia deve ser realizado a partir dos 50 anos, nas mulheres sem histórico familiar de câncer de mama. Em pacientes com histórico familiar positivo de parentes de primeiro grau com câncer de mama, antes da menopausa, deve-se iniciar a realização do exame aos 35 anos ou cerca de 10 anos antes da idade com que a familiar apresentou a doença. Em exames considerados negativos (normais) ou com achados benignos deve ser realizada a mamografia periodicamente duas vezes ao ano. Caso haja necessidade de ser realizado algum tipo de controle, deverá ser feita em períodos menores, porém essa necessidade deverá ser constada no laudo do exame, pelo médico responsável.

Em São João del-Rei, os exames são realizadas no Centro Viva Vida. A Assistente Social responsável pelo espaço, Laura Lopes, fala sobre os procedimentos para fazer o exame. “Para fazer a mamografia de rastreamento, na faixa etária de 50 a 69, basta que as mulheres procurem a unidade de saúde do seu bairro, se não tiver no bairro, ela pode procurar a de referência. Na faixa etária, até o enfermeiro pode fazer o pedido de mamografia, não precisa ser o médico. No posto, vai ser agendada a mamografia no Viva Vida, que atende São João del-Rei e os 17 municípios da microrregião.”

Ainda de acordo com a Assistente Social, os exames são realizados logo após agendamento dos postos de saúde. “Não estamos com dificuldade para fazer o agendamento. Está funcionando todos os dias. Os postos de saúde agendam as mamografias e as mulheres vão lá no dia e no horário agendado para fazer o exame.”
No Centro Viva Vida Cid Souza Rangel são oferecidos serviços na área de saúde sexual e reprodutiva, bem como acompanhamento de gestantes e bebê de risco. O centro está em funcionamento na Avenida Leite de Castro, número 1941, bairro Fábricas.

Sair da versão mobile