O bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes, está em Roma, na Itália, participando da tradicional Visita Ad Limina Apostolorum. Esta é uma peregrinação obrigatória que bispos fazem a cada cinco anos aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. Também se encontram com o Papa e participam de reuniões de trabalho junto a Santa Sé. O religioso está em comitiva com outros 30 bispos e arcebispos de Minas Gerais e Espírito Santo.
Na segunda-feira (17), para abrir a visita, foi celebrada uma Santa Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior. Dom José Eudes foi um dos concelebrantes, juntamente com Dom Felix, da diocese de Governador Valadares.
Na primeira reunião, a comitiva foi recebida pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Foi um momento para falar sobre o meio ambiente. Esteve em pauta os impactos causados pelo processo minerário, em Minas Gerais e Espírito Santo. Também discutiram as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, que assessora as dioceses e províncias eclesiásticas.
Os bispos já participaram, ainda, de encontro no Supremo Tribunal de Assinatura Apostólica e de visita a Pontifícia Comissão para Proteção de Menores.
Para esta quinta-feira (20), está agendado o encontro oficial com o Papa Francisco, além de visitas a secretarias e dicastérios que fazem parte da cúria romana.
Na agenda também estão celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. A visita Ad Limina Apostolorum vai até 26 de outubro.