Emboabas

Prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado por 30 dias; em São João del-Rei procedimento é feito na Secretaria de Assistência Social

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Neste momento, a revisão é obrigatória para beneficiários do Auxílio Brasil que estão há dois anos ou mais sem alterar os dados. Quem não fizer o procedimento, corre o risco de perder acesso aos benefícios.

O prazo era até a última sexta-feira (14), mas, em vários pontos do país, houve a formação de filas extensas e até mesmo confusão nas portas dos Crases.

O CadÚnico é a principal porta de entrada para famílias de baixa renda a programas sociais do governo federal, como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do próprio Auxílio Brasil.

Em São João del-Rei, a atualização pode ser feita na Secretaria Municipal de Assistência Social. A secretária da pasta, Aline Gonçalves, fala qual o objetivo do cadastro. “É para que a gente garanta o acesso a esses benefícios e conheça a realidade das pessoas que existe o CadÚnico. É por meio desse cadastro que temos acesso a todas as informações, inclusive, a renda das famílias, que é um dos critérios que mais pesa na avaliação”

As famílias com o CadÚnico desatualizado desde 2016 ou 2017 que não atualizarem os dados podem ter o Auxílio Brasil cancelado em definitivo no ano que vem.

A Assistência Social fica a rua Salomão Batista de Souza, número 10, no Matosinhos. O horário de funcionamento é das 08h às 16h. Telefones para contato são: (32) 3379-1526 e (32) 3379-1528. Quem preferir, pode buscar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Senhor dos Montes, Tijuco, Matosinhos ou Rural.

Sair da versão mobile