Emboabas

São João del-Rei promove Dia D de Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C neste sábado (15)

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove, neste sábado (15), o Dia D de Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O atendimento vai ser das 09h às 12h, na Avenida Presidente Tancredo Neves, no centro. Os exames são gratuitos e o resultado sai em até 20 minutos. O processo é totalmente sigiloso.

O diagnóstico precoce da sífilis vai ser o foco da iniciativa, uma vez que outubro é o mês nacional de combate à doença e, em São João del-Rei, os números são alarmantes.

Foi o que destacou a enfermeira da Vigilância Sanitária, Katiuscia Canaã, em entrevista ao programa ‘Em Foco’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação. Ela lembrou, inclusive, que os adolescentes são os mais acometidos. “Aqui na cidade, de janeiro a agosto, foram 60 casos notificados de sífilis, sem contar os subnotificados, que não chegam até nós. Gestantes, no mesmo período, seis casos. Sífilis congênita, quando a mãe passa para o bebê durante a gravidez, houve dois casos”.

Considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a sífilis é causada por uma bactéria e pode provocar sequelas graves, até mesmo, levar a morte.

A situação é ainda mais preocupante para as gestantes. “Durante a gestação, a mãe pode passar a doença para o bebê, com possibilidade de gerar sequelas. Nos dois casos de sífilis congênita registrados, as mães não trataram a doença e os bebês ficaram com sequelas permanentes. Pode levar a surdez, cegueira, má formação e até ao aborto”.

Por esse motivo, o diagnóstico precoce é tão importante. “O tratamento precoce leva a cura. É uma doença grave, que passa por estágios, mas, se tratada precocemente, pode evitar complicações, inclusive, o óbito”.

Além do Dia D que acontece neste sábado (15), os testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C podem ser feitos nos postos de saúde, em qualquer época do ano. Estão disponíveis nas unidades do Bom Pastor, Bonfim, Colônia do Maçal, Dom Lucas, Matosinhos, São Geraldo, Tijuco e do Rio das Mortes.

Ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Avenida Tiradentes, no centro. Telefone para contato é o 3372-8097.

Sair da versão mobile