Há uma semana, no dia 04 de outubro, São João del-Rei foi surpreendida com uma tempestade histórica, com rajadas de ventos e granizo. O temporal causou estragos em diversas residências, veículos e nas ruas da cidade.
De acordo com a Defesa Civil de São João del-Rei, 2.026 pessoas foram afetadas pelas chuvas e, ao menos, 674 imóveis. Ainda de acordo com o órgão, não foram registrados pessoas feridas ou óbitos devido à tempestade. O número de desalojados chegou a 108 pessoas, no entanto, calcula-se que nesta terça-feira (11) o número já tenha diminuído para 65.
Além de casas e veículos, algumas estruturas públicas foram afetadas: UPA, três Unidades Básicas de Saúde, Albergue Santo Antônio e a APAE.
O município de São João del-Rei declarou estado de emergência e realizou cadastro das pessoas afetadas pelas chuvas. No entanto, não há mais necessidade de cadastro na Defesa Civil para informação de danos das chuvas. O cadastro foi meramente estimativo. Quem necessitar de auxílio material poderá procurar os CRAS dos respectivos bairros para o devido atendimento.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a expectativa é que até o final desta semana não tenham mais registros de pessoas desalojadas, através de doações de telhas e lonas para as pessoas mais afetadas.