O dia das crianças é cercado por alegria e carinho. A data tem grande apelo afetivo, o que gera, consequentemente, impacto para o comércio. A expectativa é que as vendas neste ano sejam melhores, se comparadas ao ano passado.
Segundo a pesquisa realizada pelo núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), o dia afetará 38,91% dos empresários do comércio varejista. Diante da situação, 57,83% dos empresários afirmaram que vão investir em propagandas, já 48,19% pretendem realizar promoções e liquidações para atrair um maior público. O levantamento também aponta que a maior parte do comércio mineiro já está preparada para a data, tendo recebido todas as encomendas.
A maior motivação para os empresários vem do abrandamento da pandemia, que possibilitou a flexibilização e retomada do comércio. O apelo emocional e comercial junto às crianças é um grande impulsionador das vendas, por isso os estabelecimento devem investir em ações para atrair mais consumidores. O esperado é que ocorra um aumento entre 11% e 25% no volume de vendas.
Em São João del-rei, a expectativa para o dia também é positiva, o sindcomércio divulgou os horários especiais para a data: Segunda, dia 10 e Terça-feira, 11 de outubro, as lojas ficarão abertas de 9h da manhã às 8h da noite.