Emboabas

Rádio completa 100 anos no Brasil esbanjando modernidade e vitalidade

Dois mil e vinte dois é um ano especialíssimo! O motivo? É o aniversário de 100 anos do seu amigo rádio. Há exatamente um século foi feita a primeira transmissão radiofônica no Brasil. De lá para cá, uma jornada única, repleta de emoções, criando um elo indestrutível com o ouvinte que está atento do outro lado.

Um séculos depois, o rádio continua mais enérgico que nunca, esbanjando vitalidade. Um levantamento especial da Kantar Ibope Media aponta que 3 em cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias, seja para ouvir música (49%), para ter uma companhia (43%) ou para ter acesso rápido à informação (31%). E mais: 56% dos ouvintes confiam no meio para se manterem informado – crescimento de 20% nos últimos cinco anos.

Cada pessoa passa cerca de 3h58 do dia ouvindo rádio. E a nossa capital mineira Belo Horizonte é a que mais fica sintonizada – 90% da população não dispensa a companhia radiofônica. Vale destacar que o consumo fora de casa aumentou consideravelmente. O índice subiu de 24% no segundo trimestre de 2021 para 30% em 2022.

Ao longo do século, o rádio evoluiu e acompanhou as principais tendências tecnológicas. Hoje, as transmissões também acontecem online. Um total de 26% ouvem pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.

Sem contar que no cardápio temos opções de podcasts – 40% ouviram esse formato pelo menos uma vez nos últimos três meses, alta de 30% frente ao ano passado.

A publicidade também segue viva no meio. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 6.600 anunciantes investiram no rádio, crescimento de 31% em relação a 2021. E tem razão para esse aumento. A pesquisa mostra que 82% dos ouvintes lembram de ter ouvido propagandas em áudio e 37% dos que lembram já compraram ou pesquisaram um produto por ter ouvido no rádio.

Na próxima semana, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) vai promover um evento especial em comemoração aos 100 anos do rádio, em Belo Horizonte. A Rádio Emboabas vai até marcar presença para brindar este momento.

Sair da versão mobile