Já começou e vai até o dia 25 de setembro a 16ª Primavera dos Museus. A edição deste ano é marcada por eventos de todo o país com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, diretamente relacionado a bicentenária Independência do Brasil.
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição serão 777 museus participantes e mais de 2 mil eventos programados em todo o país.
Em São João del-Rei, duas instituições participam da semana. O Centro de Referência da Cultura Popular Max Justo Guedes, no Alto das Mercês, tem programação nos dias 21 e 24 de setembro. No primeiro dia, às 19h haverá Introdução à Educação Financeira e no segundo, às 14h roda de conversa com a comunidade, com piquenique e apresentações musicais. Os eventos serão no Fortim dos Emboabas.
Já no Museu Regional da cidade, no Largo Tamandaré, até o dia 23 acontece a Exposição “Mostrar Arte é Sempre Bom”, com temática colonial, com peças do artista plástico são-joanense Wanderlei Guilherme. No dia 21, entre 10h e 12h oficina de pintura com temática com o mesmo artista. E por fim, no dia 23, a partir das 19h, apresentação da Bicentenária Orquestra Sinfônica Ribeiro Bastos, com composições de autoria de Dom Pedro I e de Antônio do Santos Cunha (em homenagem à Independência e ao Dia do Fico).