Emboabas

Audiência públicas para discutir ‘Plano de Mobilidade Urbana’ de SJDR devem começar dentro de um mês

Imagem: Google Street View

As audiências públicas para discutir o novo Plano de Mobilidade Urbana de São João del-Rei estão previstas para começar no fim de setembro ou início de outubro. A informação é da arquiteta da prefeitura municipal, Flávia Ferreira.

Há uma grande expectativa em meio a comunidade pela finalização do plano. É que sem ele não é possível abrir licitação para trocar a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano na cidade histórica. E a realização de audiências públicas é uma das etapas obrigatórias para concluir o projeto.

Em entrevista ao programa independente da Prefeitura de São João del-Rei, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, Flávia explicou o que possibilitou planejar a abertura das discussões com a sociedade. “Nós conseguimos agora a aprovação da lei que regulamenta o trânsito de veículos pesados no município, restringindo a circulação no centro histórico para preservação do patrimônio”.

Ao todo, vão ser realizadas cinco audiências públicas. Em cada encontro, um tema diferente vai ser colocado em pauta, por exemplo, transporte público e circulação de veículos. O objetivo é ouvir a população, abrindo espaço para críticas e sugestões.

O Plano de Mobilidade Urbana é um guia que vai servir de base para a criação de projetos, obras e leis que regem a mobilidade, desde a circulação de pedestres até veículos pesados. Também orienta como deve ser a estrutura física das ruas e calçadas.

A comissão técnica que está a frente do desenvolvimento do plano é composta por arquitetos, advogados, membros da Secretaria de Finanças, do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal. O Ministério Público acompanha todo o processo.

Sair da versão mobile