Emboabas

Agosto Lilás: Mais de 50 audiências de medidas protetivas são agendadas por mês em São João del-Rei

Ao longo dos últimos cinco anos, São João del-Rei registrou um aumento substancial dos crimes de violência doméstica. Dentro do período de pandemia, esse crescimento pode ser classificado como estrondoso. A avaliação é do juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca da cidade histórica, doutor Ernani Barbosa.

Em entrevista ao programa ‘Debates Emboabas’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, ele destacou os números: “Eu estava analisando nossa agenda de audiências e nós temos marcado cerca de 50 a 60 audiências de conciliação de medidas protetivas por mês. Não sei se por coincidência ou não, mas fato é que, em junho, nós tivemos uma pauta de juri e dos seis processos levados a julgamento, quatro foram decorrentes de feminicídio”.

Disse ainda que não raro encontra casos de até três gerações de uma mesma família envolvidas com a violência doméstica. “Se o pai bate na mãe, o filho vendo aquela situação, quando crescer, ele também vai achar que tem o direito de bater na mulher dele. Se meu pai bate, eu também tenho o direito de bater. E isso vai se prolongando ao longo das gerações. Já tivemos diversos casos em que o avô bateu na avó, o pai bateu na mãe e o filho bateu na esposa. Três gerações de violência doméstica”.

Neste mês, o Brasil todo se volta para o ‘Agosto Lilás’, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher. A palavra violência não se refere apenas a agressão física. A Lei Maria da Penha engloba outras categorias, que podem ser: psicológica, moral, sexual e patrimonial.

São João del-Rei tem uma delegacia especializada no atendimento à mulher. Lá podem ser denunciados todos os tipos de violência. O endereço é rua Fiscal Januário Ramos, número 123, no bairro Fábricas. O telefone para contato é o 3371-2099.

Outros canais de denúncia são os telefones 180, disk 100 ou 190, em casos de urgência.

Sair da versão mobile