Emboabas

Prados inaugura exposição itinerante no interior do país pelo bicentenário da Independência

Vizinha a São João del-Rei, a cidade de Prados é a primeira cidade do interior a receber da exposição cultural “Itinerários da Independência”, do Senado Federal e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), com uma homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Mello, única mulher a participar da Inconfidência Mineira. A abertura da exposição será nesta sexta-feira (22), às 17h, com presença da cantora Zélia Duncan, da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Carmen Lúcia e de demais autoridades da região.

O caminhão-museu da exposição, que usa recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos, ficará estacionado no espaço multiuso (antigo parque de exposições) de sexta a domingo, dia 24. A exposição “Itinerários da Independência” terá entrada gratuita e ficará aberta ao público na sexta-feira e no sábado das 10h às 19h, e no domingo das 10h às 14h.

Hipólita Jacinta Teixeira de Mello participou da Conjuração Mineira em um tempo em que nada era mais proibido às mulheres do que se meter em política. Intimamente ligada a Prados inclusive com residência no município, ela teve atuação relevante após a prisão de Tiradentes e, com o fim da Conjuração, perdeu todos seus bens.

Na exposição “Hipólita Jacinta, a mulher que estava lá”, será apresentado um trecho do podcast Mulheres na Independência, criado por Antonia Pellegrino cujo primeiro episódio é sobre Hipólita Jacinta. Em seguida, a ministra Carmem Lúcia fará uma apresentação sobre Hipólita Jacinta Teixeira de Mello. Por fim, a cantora Zélia Duncan lerá trechos do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

Desenvolvida pelo Projeto República / UFMG, entre as atividades da Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, a exposição “Itinerários da Independência” conta a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

Sair da versão mobile