Emboabas

Festival de Música de Prados tem programação gratuita também em Tiradentes, Bichinho e Barbacena

Idealizado há 45 anos, o Festival de Música de Prados reúne grandes nomes da música em concertos, oficinas e palestras. Neste ano, após dois anos de atividades virtuais, o evento está sendo realizado presencialmente. As atividades começaram no último dia 17 e seguem até 30 de julho em Prados, Tiradentes, Bichinho e Barbacena. Esse é um dos mais tradicionais festivais de música de concerto de todo o país.

Quem explica mais sobre a origem do evento é Eduardo Toni, produtor executivo. “O festival foi criado 45 anos atrás pelo maestro Olivier Toni, de São Paulo e pelo maestro Ademar Campos Filho, o Ademarzinho de Prados. O Olivier estava em Minas em busca de partituras coloniais, que tinha muito aqui na região. Eles se tornam melhores amigos e combinam que em 78 iriam se reunir para tocar junto e essa tradição perdura”.

Em sua 43ª edição, após dois anos de pandemia, o Festival de música de Prados celebra o centenário da Semana de Arte Moderna. “A gente tenta fazer do jeito mais tradicional possível. Esse ano, temos um patrocínio do Instituto Cultural Vale, o que permitiu fazer uma ampliação do festival. O repertório foi pensado no Modernismo Brasileiro, porque se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e as peças modernistas são mais complexas de tocar”.

Nesta sexta-feira, 22 de julho, haverá concerto da Orquestra do 43º Festival de Música de Prados na Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, às 20h30. Assim como toda a programação, a apresentação é gratuita. Todo o cronograma de eventos fica disponível no site https://www.pradosmg.com.br/festivaldeprados e também nas redes sociais do festival.

Sair da versão mobile