Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região, esse é o Raízes da Marcha. O novo roteiro do Circuito Trilha dos Inconfidentes que pretende resgatar todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo, e na produção de artigos produzidos à base de couro. E nesta semana, a região campo das vertentes se prepara para receber mais três lançamentos da Rota Raízes da Marcha.
A Capital Mineira da Selaria – Dores de Campos; a cidade que carrega o principal nome da Inconfidência Mineira – Tiradentes; e a menorzinha do Brasil – Santa Cruz de Minas estão se preparando para o lançamento do 4° ao 6° trecho da rota. Com todo o resgate da história e da cultura do tropeirismo. O roteiro já ganha forças nas cidades que receberam os lançamentos: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada e Prados.
O quarto trecho da rota começa na Capital Mineira da Selaria – Dores de Campos, cidade que tem sua história construída pelos tropeiros, que há mais de dois século viajavam vendendo mercadorias, de fazenda em fazenda e até povoados de acesso mais difícil. Além do legado cultural, a cidade detém um legado econômico, ao fazer com que 80% da sua população, trabalhe direta ou indiretamente com produções de artigos à base de couro: selas, arreios e acessórios em geral de montaria em função do que os tropeiros fizeram séculos atrás.
Ao sair de Dores, a rota chega em Tiradentes – cidade que, ainda hoje, exala as características da Inconfidência Mineira. O quinto trecho da rota oferece o resgate de todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo. Além disso, Tiradentes possui uma grande procura por passeios à cavalo, o que inclusive, levou a cidade a se estruturar para receber os turistas que procuram o contato com a natureza, possuindo vários haras da raça campolinas.
O sexto trecho da rota desembarca na menorzinha do Brasil: Santa Cruz de Minas. O turista poderá viver ali, a imersão no universo da ruralidade mineira. É a oportunidade apreciar as várias quedas da Cachoeira Bom Despacho, bem no Marco Zero da Estrada Real. E ao apear do cavalo, um convite para apreciar as delícias da cozinha mineira: o torresmo produzido em território santa-cruzense, um prato tão especial que hoje é patrimônio da cidade!
Com mais três trechos lançados, o Circuito Trilha dos Inconfidentes trabalha pelo resgate histórico e pela preservação da memória cultural da região. Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região. O lançamento em Dores de Campos acontece nesta sexta-feira, já os lançamentos de Tiradentes e Santa Cruz de Minas serão realizados no sábado, dia 23 de julho. O roteiro vai ser inaugurado ainda em São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas.