Emboabas

Após alto número de casos de dengue confirmados em 2022, SJDR ainda não registrou casos para a doença em julho

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, divulgou na última terça-feira, dia 19 de julho, o quinto boletim epidemiológico da dengue no ano. A cidade segue com 167 casos positivos para a doença, o mesmo número do boletim anterior – emitido no início do mês. A cidade descartou mais três casos para a doença, são 80 exames negativos. Ao longo do mês, a cidade registrou 15 casos suspeitos, agora são 27 testes aguardando resultados. Em 2022, um são-joanense faleceu por complicações da dengue. De acordo com a pasta, a cidade registrou três internações para a doença ao longo do ano, sendo que um paciente não resistiu e veio à óbito, após ter exame positivo para a dengue.  Outro dois pacientes tiveram alta. Não foram informadas as idades, sexo e bairros dos pacientes citados no boletim epidemiológico da Dengue, Zika e Chikungunya.

Já para Chikungunya, as notificações seguem em sete, com seis exames negativos e um aguardando resultado. Para Zica Vírus, o município registra uma notificação para a doença, o caso foi descartado.

São João del-Rei está em alerta desde o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRA de 2022 realizado em janeiro que indicou que a cidade estava em alto risco para o mosquito Aedes. Já o segundo LIRA, realizado em abril, indicou que a cidade estava com risco médio, o que continua deixando a cidade em estado de alerta. Por isso, a população também deve ajudar no combate ao mosquito ao eliminar os pontos “clássicos” de retenção de água das chuvas nos domicílios, como orienta o supervisor do setor de endemias.

Também é possível denunciar focos de água parada pelo tele-dengue, através do telefone 3379 1565.

Sair da versão mobile