Após dois anos, o reencontro com o tradicional Inverno Cultural da UFSJ já está marcado e será em grade estilo: com 9 dias de atividades! Essa é a 33.ª edição do Inverno Cultural e é baseada no álbum Planeta Fome, lançado pela cantora Elza Soares.
Além de uma homenagem à cantora, a ideia é trazer discussões sobre a sociedade brasileira atual. Quem explica é o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Francisco Ângelo Brinati. “Planeta Fome é um álbum de 2019 da cantora Elza Soares, que nos deixou no começo do ano. A história vem da primeira vez que ela cantou na rádio e ela estava com uma roupa adaptada e Ari Barroso perguntou ‘de qual planeta você veio?’ e ela disse que era do Planeta Fome. É uma forma de reverenciá-la e propor reflexões de temas como racismo, feminicídio , homofobia, fome”.
Na programação, que começa neste sábado, dia 23 de julho, estão oficinas nas temáticas de arte-educação, artes cênicas, artes visuais, literatura e música. Todas as atividades são gratuitas. “As inscrições começaram para as 33 oficinas, sendo algumas online e a maioria presencial. As vagas são limitadas. Interessados devem entrar no site ou procurar o Solar da Baronesa”.
Shows musicais, espetáculos cênicos, vivências infantis, contação de história, lançamento de livros, saraus literários e intervenções urbanas vão agitar São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas, cidades que abrigam campi da UFSJ. “O Inverno Cultural busca fomentar a cultura local, com grupos locais e grupos de trajetória nacional”. Os detalhes da programação estão no site www.invernocultural.ufsj.edu.br e nas redes sociais.