Encontrar médicos disponíveis nos postos de saúde de São João del-Rei não tem sido fácil. Pelo menos é o que dizem os relatos recebidos pelo ‘Boca no Trombone’, programa transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação.
Nos últimos dias, as reclamações vieram dos bairros São Geraldo, Bom Pastor e Tijuco.
Muitas famílias relatam a necessidade de recorrer a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando não conseguem atendimento na UBS mais próxima de casa.
Também que, em algumas ocasiões, pacientes chegam antes do amanhecer do dia aos postos para garantir a consulta, já que a demanda é grande.
O secretário municipal de saúde, Renê Marcos, explica que uma das dificuldades enfrentadas hoje é a alta rotatividade dos médicos.
Alguns pedem exoneração com apenas uma semana de trabalho. Isso porque prestam vários concursos ao mesmo tempo e, quando aprovados em cidade mais próxima da terra natal, por exemplo, vão embora.
Disse ainda que a contratação de novos profissionais é longa, pois deve respeitar algumas regras que são leis. Uma delas é que aprovados em concurso têm até 30 dias para confirmar interesse na vaga.
Apesar dos problemas, afirmou que as unidades não estão com os atendimentos paralisados, pois, como solução, tem feito rodízio de médicos entre os postos.