Emboabas

Castração é principal forma de controle do número de animais abandonados

As estimativas dos protetores de animais indicam um número grande de animais abandonados em São João del-Rei. E a melhor forma de controle é a castração. Além de diminuir a população de animais de rua, o procedimento também é importante para a saúde dos cães e gatos, evitando doenças.

Quem explica mais é a Fabiana Gomes, coordenadora do Centro de Zoonoses da cidade. “Cada pesquisador dá uma estimativa. A OMS diz que é 1% da população total da cidade. Mas nós temos visto muitos animais nas ruas, com a pandemia o número de animais abandonados aumentou. Em compensação, temos aumentado as castrações, que é o que a OMS também pede: recolher, esterilizar e soltar. Temos 3.300 animais castrados em um ano de projeto”.
Ela reforçou qual é a importância da castração. “Todas as doenças zoonóticas, podemos evitar com a castração. Quanto menos animais de ruas, menos doenças zoonóticas. A castração é a solução”.

Nos dias 20 e 21 de julho, quarta e quinta-feira, o Centro de Zoonoses de São João del-Rei vai realizar novas castrações gratuitas para cães e gatos. Os interessados precisam procurar o Centro de Apoio aos Animais, no endereço Rua Luiz Giarola, 29, Bairro Colônia do Marçal. Os tutores devem levar xerox do comprovante de residência, CPF e RG, além do cartão de vacina do animal em dia. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo 3373-0295, o número é apenas WhatsApp.

Sair da versão mobile