O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – o TER, divulgou que um novo modelo de urna eletrônica será utilizado em 68 cidades do estado, entre elas, São João del-Rei. A nova urna é considerada “mais moderna, mais rápida, com visual diferente e ainda mais segura”. O TER aproveitou para reafirmar que as urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth. Dessa forma, para que fosse possível fraudar o equipamento, seria necessário superar mais de 30 barreiras de proteção.
A nova urna tem um visual um pouco diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela conta com maior qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos para o eleitor. Além disso, o terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones. Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), o que vai reduzir os custos de manutenção.
No dia 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro.