Em 2021, o Corpo de Bombeiros de São João del-Rei atendeu 308 ocorrências envolvendo animais. Até o momento em 2022, os Bombeiros já atenderam 174 chamados para atendimento a animais. Se levarmos em conta, que estamos no meio do ano, houve um aumento relativo de chamados. Caso a média permaneça, os números dessa ano serão superiores ao do ano anterior. Cabo Giovanni da corporação da cidade fala sobre as principais ocorrências. “Os principais registros que temos, são relacionados a gambás, ouriços, aves – recentemente tivemos dois casos de tucanos presos em linha de pipa no alto da árvore. Temos muitos casos envolvendo animais domésticos, como cães e gatos que ficam presos em alguns lugares, cavalos e vacas presos em buracos e atoleiros. O nosso atendimento vai de uma ave pequena, até um animal de mais de 500 quilos, como uma vaca, que ficou presa em algum atoleiro. O nosso atendimento é muito variável”, explica Giovanni.
O militar também destaca o aparecimento de animais peçonhentos, e animais com risco de extinção. “Temos o registro de animais peçonhentos, como cobras, por exemplo. E temos também registros menores, mas existem, o atendimento a animais mais raros e que estão em risco de extinção, como lobos guarás feridos, ou em situação de risco. Enfim, temos alguns casos como esses que exigem cuidados específicos, e por isso, são passados para o IEF”.
Caso encontrem animais silvestres em áreas urbanas, a população deve acionar as autoridades responsáveis. Para garantir tanto a integridade das pessoas e dos animais, que podem transmitir doenças e não devem ser tocados. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.