Os dados da Polícia Civil são alarmantes. Os números mostram que, somente até maio deste ano, mais de 55 mil mulheres foram vítimas de violência no Estado de Minas Gerais. O estado, com seus 853 municípios, conta, atualmente, com 69 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deams). Uma dessas unidades está em São João del-Rei e atende toda nossa região. A delegada Ariadya Tavares é a responsável. Ela explica quais são as denúncias que podem ser feitas, no âmbito familiar e doméstico. “Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher podem ser denunciados todos os tipos de violência praticados em âmbito doméstico e familiar. Entende-se como violência doméstica e familiar toda espécie de agressão seja praticada por meio de uma ação ou por meio de uma omissão, que é dirigida contra a mulher. E é no ambiente doméstico, familiar ou de intimidade. E que seja baseada no gênero feminino e que lhe cause algum tipo de sofrimento seja físico, sexual, psicológico ou moral”.
A violência, além da física, pode ser moral, psicológica, sexual ou patrimonial. Para todas elas, a polícia deve ser procurada. “Três situações no âmbito doméstico que quando autor e vítima convivem no mesmo espaço doméstico, na mesma casa, com ou sem vínculo familiar. No âmbito da família, que são entre indivíduos que são ou se consideram aparentados. E também numa relação íntima de afeto, por exemplo, o que ocorre entre namorados ou companheiros. É importante esclarecer também que a violência, ela não se trata apenas da violência física, a lei de nº 11.340 que é conhecida como ‘Lei Maria da Penha’, ela apresenta todos os tipos de violências que são abrangidas. E engloba violência: psicológica, a moral, a sexual, a patrimonial e também a violência física”.
Denúncias podem ser feitas pelo 180, pelo 190 em caso de urgência, pelo disk 100 ou ainda na delegacia que fica na Rua Fiscal Januário Ramos, número 123 ou pelo 3371-2099.