Os novos postos de saúde de São João del-Rei, situados nos bairros Fábricas e Tijuco, devem iniciar os atendimentos às comunidades em agosto com equipe mínima. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Renê Marcos.
A expectativa era que abertura das unidades tivesse acontecido na primeira semana de junho, 30 dias após as inaugurações simbólicas. Mas, segundo o secretário, o processo seletivo para contratação dos agentes comunitários de saúde ainda não foi aprovado pelo Tribunal de Contas. “Nós ainda não conseguimos realizar o processo seletivo para a contratação dos agentes de saúde. Provavelmente, conseguiremos em setembro. Nós já enviamos a solicitação para o Tribunal de Contas, mas ainda precisa ser aprovado. Então, em agosto vamos iniciar os atendimentos com equipe mínima”.
Disse ainda que enquanto os trabalhos não começam efetivamente, pequenas obras estão em andamento nas duas unidades.
O novo posto de saúde do Tijuco fica próximo aos residenciais Risoleta Neves I e II e o do Fábricas, na subida para o Parque de Exposições.
Segundo a assessoria da prefeitura, cerca de 5 mil pessoas vão ser contempladas.
Os agentes de saúde contratados vão realizar atendimentos porta a porta nos bairros. Esta é uma forma de acompanhar as família de perto, verificando as principais necessidades e demandas, como medicamentos.