Quando se aciona o 192, telefone de urgência do SAMU, o atendimento é regionalizado. Isso significa que a ligação vai para a central da região em Barbacena, que é responsável por orientar e acionar o serviço móvel de urgência, se for o caso. Quem explica é o Doutor André Sacramento, que é o coordenador médico do SAMU da região de São João del-Rei. “O SAMU tem mais de 300 funcionários, no total. O SAMU é regionalizado em 51 municípios. Toda vez que se liga 192 cai na central em Barbacena, seja de São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete ou Congonhas. Lá, é o município responsável por regular as urgências”.
Ele também fez um repasse sobre as unidades de transporte que atendem a nossa região. Para 51 cidades, são 23 unidades móveis. Já para a micro de São João del-Rei, são 8 unidades com condutor socorrista e um técnico em enfermagem e uma especial para a micro que é de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista. Elas ficam em pontos estratégicos, em Barroso, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas Nazareno, Resende Costa, São Tiago e Tiradentes. Já a de suporte avançado fica em São João del-Rei, para facilitar o deslocamento. “No total, são 23 unidades móveis, e para região de São João del-Rei são 9 unidades para atendimento”, explica.
Já sobre os profissionais atuantes na área, o médico explica que são escalados em plantão. “A micro de São João del-Rei tem 18 cidades e em torno de 1/3 dos 300 funcionários, intercalando plantões e buscando fazer um bom trabalho”, afirma. Em caso de dúvidas, o SAMU pode ser acionado para que o médico avalie se é um caso de emergência ou não. O contato é feito através do 192.