Close sidebar
Violonista são-joanense Octávio Deluchi se apresenta no Carnegie Hall em Nova York
22 de junho de 2022

Foto: Reprodução/ Instagram/

Por meio de cada nota executada, a musicalidade se torna sentimentos e histórias. Sua profunda dedicação ao instrumento o levou a cruzar fronteiras.

Em maio, o violonista são-joanense Octávio Deluchi se apresentou no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos, considerado um dos palcos mais sagrados para a música em todo o mundo.

Octávio foi um dos vencedores do IBLA Grand Prize, competição italiana aberta a instrumentistas e compositores de todas as idades. Como prêmio, ele e outros nove vencedores, ganharam uma turnê que se dividiu em etapas.

“Em 2020, fiz a inscrição. Eu iria para a Itália apoiado pela instituição que eu estava na época. Só que em 2020, já sabemos qual foi a história. Chegou a pandemia e o evento aconteceu de forma online. Agora, em 2022, finalmente foi possível voltar. Foi a primeira turnê em três anos nos EUA. Ano passado, eles tiveram um evento na Itália. Fui até convidado. Mas eu estava no Brasil e não consegui viajar por causa das restrições sanitárias”.

Mas deu tudo certo para participar da etapa nos Estados Unidos, onde percorreu quatro estados. Uma experiência memorável. “É sempre desafiador pela história, cultura, tradição e importância que tem. Ter a possibilidade de tocar lá foi um grande momento. E por essa experiência de ver seu nome na parede do Carnegie Hall anunciando o evento”.

Octávio Deluchi é nascido e criado em São João del-Rei e viveu por um período em Prados. Foi lá que teve seu primeiro contato mais intenso com a música.

“Assim como meus colegas, também passei pelos eventos musicais. Seja pelas experiências nos blocos de carnaval tocando percussão quanto nos festivais. Minhas primeiras experiências foram no Festival de Música de Prados, uma parceria da Lira Ceciliana com a USP, e no Inverno Cultural de SJDR. Com isso, fui criando esse interesse pela música. Depois ganhei um violão e comecei a fazer aulas com professores de Prados”.

Após esses primeiros passos, participou do programa de extensão “Vivências Musicais” da UFSJ, instituição na qual se formou em Música com habilitação em Violão.

Há três anos se mudou para a região metropolitana de Nova York para se dedicar ao doutorado pela Stone Brook University. Além dos estudos, leciona na própria universidade e em escolas da região. Também dá aulas privadas online.

Entre 08 e 10 de julho, o violonista Octávio vai estar em Prados, promovendo e participando da III Mostra de Violão da Lira Ceciliana, com recitais e masterclasses. Os detalhes estão no perfil @mostradeviolao, no Instagram.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo