Em caso de urgências, o telefone do SAMU é o 192. Mas em quais momentos exatamente é necessário acionar o SAMU? Quem vai explicar é o Doutor André Sacramento, que é o coordenador médico do SAMU da região de São João del-Rei. “É o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ele é público e vai atender de forma rápida os casos de urgência e emergência, com sofrimento intenso, risco de morte e que precisa do atendimento rápido para evitar que o paciente piore ou possa evoluir à óbito”.
Alguns casos em que o SAMU não deve ser chamado e que gera confusão entre a população são situações de febre, dores crônicas, vômito e diarreia ou transporte do idoso com dificuldade de locomoção para consultas de rotina. Para esses casos, os pacientes devem ser direcionados ao posto de saúde mais próximo da residência. O SAMU é direcionado apenas àqueles casos urgentes e graves. Dr André deu alguns exemplos de momentos de acionamento. “Caso de falta de ar intensa, uma dor no peito de início súbito, envenenamento ou intoxicação devem ligar para o SAMU”, reforça.
Mas em caso de dúvidas, o 192 pode ser acionado para que o médico avalie se é um caso de emergência ou não. “Às vezes, a pessoa não sabe se é urgência ou emergência. Eu aconselho a ligar, se está na dúvida, que vai ser orientado pelo médico regulador. O profissional vai avaliar se é uma urgência ou emergência ou não”. O contato é feito através do 192.