São João del-Rei gerou 177 vagas de emprego com carteira assinada em abril. O resultado é a diferença entre as 741 contratações e 564 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
A cidade histórica segue em ritmo de aquecimento econômico desde o início do ano. O saldo do quarto mês é 7,9% maior em relação a março.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, representa um salto ainda maior. É que em abril de 2021, o índice de geração de empregos formais fechou no negativo. À época, o país enfrentava uma das fases mais críticas da pandemia.
No panorama estadual, Minas Gerais também obteve números favoráveis. Em abril, gerou 20.059 postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, foram mais de 203 mil contratações frente a mais de 183 mil demissões.
Embora positivo, o saldo é 11,8% menor se comparado ao terceiro mês do ano. Em contrapartida, frente ao mesmo período do ano passado, é 43,2% maior.
Todos os setores da economia ficaram no positivo. Serviços e indústria geral foram os dois principais responsáveis por alavancar as contratações. Juntos geraram mais de 14.700 vagas. Na sequência vieram agricultura (2.678), comércio (2.318) e construção civil (291).