Durante o primeiro trimestre de 2022 houve 2.239 admissões e 2.031 desligamentos no município de São João del-Rei, com as admissões superando as demissões em cerca de 10%. Com isso, o primeiro trimestre resultou em um saldo positivo de 208 novos postos de trabalho. É o que aponta o boletim do mercado de trabalho desenvolvido pelo NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ, a Universidade Federal de São João del-Rei.
Em comparação ao mesmo período do ano de 2021, o período apresentou um aumento na criação de novos empregos formais. No entanto, as demissões também aumentaram, impulsionada pelo fechamento de vagas temporárias abertas no último trimestre de 2021.
No primeiro trimestre de 2022, somente o setor de agropecuária teve saldo de contratação negativo, resultando no fechamento de 14 vagas no setor neste trimestre. O setor de serviços foi o que mais contratou: 890 novas vagas. Subtraindo-se as demissões, foi, também, o setor com maior saldo superavitário, com a criação de 141 novas vagas. O setor de comércio criou 856 novas vagas, mas, dada a alta rotatividade do setor, houve 855 desligamentos, totalizando, portanto, a criação de 1 nova vaga. Quem explica como os dados do mercado de trabalho são levantados é um dos professores responsáveis pelo estudo, Gustavo Moreira. “O NEPE é um instituto de pesquisas do departamento de economia. Para o mercado de trabalho é feito boletim trimestralmente com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) fornecido pelo Ministério do Trabalho. São dados que se referem ao mercado formal e não consideramos nessa análise o mercado informal”, explica.
Com o resultado positivo do primeiro trimestre de 2022, o município finalizou o trimestre com um estoque de 18.493 empregos formais. Esse patamar de empregos formais é o maior já registrado pelo município desde a atualização da série histórica do Novo CAGED.