Em entrevista ao programa ‘Em Foco’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, o secretário de cultura e turismo de Tiradentes, Christian Silveira, disse que o município está atuando em potência máxima para novamente abraçar os turistas.
Desde o início de 2022, considerado o ano oficial da retomada, a pasta tem reposicionado Tiradentes na rota turística, investindo em pesquisa e capacitação. Principalmente, para atrair mais pessoas para o mercado de trabalho.
Durante o ápice da pandemia, a cidade perdeu muita mão de obra. Agora, é preciso fazer o caminho inverso: buscar profissionais habilitados. “Também estamos trabalhando na parte de capacitação, junto ao Senac, nosso parceiro de longa data. Temos a ‘Semana do Turismo’, que é uma semana voltada para capacitação, quando oferecemos mais de 20 cursos. Este ano, dentro deste propósito da descentralização, estamos fechando uma ‘carreta de educação’ com o Senac, para levar capacitação aos distritos, como César de Pina, Águas Santas, Caixa d’Água e Elvas”.
Segundo Christian, todo o esforço tem valido a pena. A tradicional Festa da Cerveja, o TremBier, realizado no último fim de semana, serviu como um termômetro. Disse que o município ficou lotado, um marco para a volta dos eventos presenciais.
Também que esse movimento é positivo para toda a região, uma vez que cada cidade das Vertentes tem seus atrativos e compartilham turistas. “Tiradentes faz parte de um contexto regional referente ao turismo. Nós, enquanto condutores, complementamos essas partes da experiência do turista com as cidades do entorno. Temos São João del-Rei, nossa co-irmã, com a maria fumaça, que faz o trajeto até Tiradentes; Coronel Xavier Chaves, com a questão do ‘terroir’ do queijo; Resende Costa, com sua indústria têxtil, sobretudo com o tear. Então, essas cidades se complementam, não são concorrentes”.
Até o fim do ano, a principal meta da secretaria é aproximar toda a cadeia produtiva do sistema turístico, desde pousadas a produtores rurais. “Vamos qualificar todo o ‘trade turístico’. Ou seja, desde a pousada na qual o viajante chega até o micro produtor rural. A ideia é trazer mais para próximo os produtores rurais; qualificar a mão de obra; dar promoção da melhor forma. A nossa principal meta é aproximar toda essa cadeia produtiva do turismo e da economia criativa”.
Uma das ações que deve permitir alcançar esse objetivo, de acordo com o secretário, é a promoção do primeiro Fórum Regional de Turismo, em parceria com o Sebrae. O evento vai oferecer uma série de capacitações e discussões relativas ao turismo.