A Prefeitura de São João del-Rei promoveu, nesta sexta-feira (06), as cerimônias de inauguração de dois novos postos de saúde. As unidades estão situadas nos bairros Tijuco, próximo aos residenciais Risoleta Neves I e II, e Fábricas, na subida para o Parque de Exposições. A expectativa é cerca de 5 mil pessoas sejam contempladas.
Participaram das solenidades o prefeito Nivaldo de Andrade, secretários municipais, vereadores, deputados federais e estaduais, dentre outras autoridades.
As inaugurações foram simbólicas. A previsão é que dentro de 30 dias médicos, enfermeiros e agentes de saúde deem início aos atendimentos em ambas as unidades. Quem confirmou foi o próprio prefeito durante seu pronunciamento. “Já licitamos e estamos fazendo uma complementação do concurso que foi feito, para fazermos um chamamento público dos funcionários que vão trabalhar aqui. Mas vou colocar data para inaugurarmos com médicos. Será dentro de 30 dias. Não pode demorar mais”.
O secretário municipal de saúde, Renê Marcos, alegou que a pasta está em contato com as instituições de ensino superior de São João del-Rei para fechar parcerias. A ideia é que os alunos das áreas médicas e ciências possam atuar nos postos. “Nós temos duas faculdades de medicina: o UNIPTAN e a UFSJ. Estamos estreitando os laços a fim de aumentar os atendimentos para as nossas comunidades. As nossas conversas são cada vez melhores. Já estamos conversando com a psicologia, fisioterapia, odontologia e medicina, que é um dos pontos mais importantes para o nosso atendimento”.
Renê explicou, ainda, que está acelerando o processo de contratação dos funcionários das unidades para que os atendimentos comecem em menos de um mês. “Estamos em processo de elaboração do processo seletivo público. Porém, existem algumas questões jurídicas. Depois de elaborado, deve ser encaminhado para o Tribunal de Contas, ficando por lá de 30 a 60 dias. Depois, volta para o município. Precisamos de 45 a 60 agentes. Não somente para essas duas unidades. Mas para outras que também estão com falta de profissionais”.
Vale lembrar que os agentes de saúde efetivados vão realizar atendimentos porta a porta nos bairros contemplados. É uma forma de acompanhar as família de perto, verificando as principais necessidades e demandas, como medicamentos.
Antes das cerimônias, na Praça de Matosinhos, a prefeitura distribuiu a comunidade as últimas 50 cadeiras de rodas motorizadas.