Emboabas

Vacinação contra febre aftosa já começou em Minas

Foto: iStock

Começou a valer a partir de 1º de maio a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. A campanha vai até 31 de maio. O produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração disponível em www.ima.mg.gov.br ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. Uma outra opção será o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) responsável pela jurisdição do município. O prazo para comprovar a vacinação (por meio de declaração) termina em 10/6.

A febre aftosa é causada por um vírus, altamente contagioso e que pode trazer grandes prejuízos econômicos para os produtores, pois afeta o comércio internacional. A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito à multa de 25 Ufemgs(Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais) por animal, o equivalente a R$ 119,25 por cabeça.

A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10/6 poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 23,85 por cabeça. Mais detalhes e outras informações em www.ima.mg.gov.br/.

Sair da versão mobile