Pelas redes sociais, fotos de lixos espalhados pelas principais ruas e avenidas de São João del-Rei tem se tornado cada vez mais comuns.
Nas imagens o que se vê são inúmeras sacolas rasgadas, acúmulo de garrafas, latas, papeis, embalagens e restos de alimentos.
Moradores que vivem próximos a esses locais relatam que o cheiro fica insuportável, sobretudo à noite. Sem contar a bagunça provocada.
O assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, Jairo Vieira, reforça que a única forma de evitar o problema é colocar o lixo para fora de casa no horário correto. “Um bom horário para colocar o lixo nas principais avenidas é às 20h49. Dentre elas: Tancredo Neves, Marechal Deodoro, Arthur Bernardes, Eduardo Magalhães, Hermílio Alves, Balbino da Cunha, Largo São Francisco, General Osório”.
A empresa responsável pela coleta de lixo trabalha em turnos. Em geral, pela manhã, o início é às 07h. À tarde, o primeiro abre ao meio-dia e o segundo, às 15h.
Grande parte dos bairros de São João del-Rei é contemplada com a coleta de três a quatro vezes por semana. Já o centro e as avenidas Leite de Castro, General Osório e Josué de Queiroz, todos os dias. Lembrando que o último caminhão passa antes das 21h.
Nos distritos de São Sebastião da Vitória, Canela, Rio das Mortes e Goiabeira o recolhimento acontece às terças e sextas-feiras.
Para melhor organização da coleta, a orientação é que os lixos sejam acondicionados em sacos plásticos ou recipientes reutilizáveis. Sempre identifique materiais cortantes para evitar que os coletores se machuquem. Coloque o lixo em frente à sua casa ou no latão principal da sua rua, caso tenha um.
Vale ressaltar que a empresa não recolhe entulhos de obras, terra, podas de arborização e mobiliários.
Em caso de sugestões ou reclamações, entre em contato pelo 9 9941-6608.