Emboabas

Nutricionista orienta sobre economia na hora de fazer as compras no mercado

Foto: Reprodução/Unsplash

Nos últimos 12 meses, a carne bovina encareceu 14% em São João del-Rei. Isso é o que indica o último boletim divulgado pelo NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ em março deste ano.

Com o preço nas alturas, o item tem sido mais escasso da mesa das famílias. E para não perder os nutrientes e principalmente a proteína, a nutricionista são-joanense Tartiele Carvalho dá dicas para incluir outros alimentos, como o feijão. “Temos leguminosas que podem ser substitutivas para a carne, como feijão carioca, feijão fradinho, lentilha, grão de bico, ervilha. Eu recomendo consumir a carne pelo menos de vez em quando por causa do alto valor biológico dessa proteína”.

Outra dica é acompanhar quais são os produtos da época. Isso porque além de mais nutritivos, também ficam mais em conta. “É importante observar as safras, porque os alimentos, como frutas, verduras e legumes, são mais em conta nessa época e além disso, os alimentos terão melhor qualidade porque precisam de menos agrotóxicos”. Em abril, os itens da época são abobrinha; batata doce, berinjela; chuchu e mandioca. Já para as frutas: limão e tangerina são da safra.

Sair da versão mobile