A Caixa Econômica Federal começa a liberar o saque de até mil reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nesta quarta-feira (20). O calendário de liberação do recurso segue como base o mês de aniversário do trabalhador. A começar pelos nascidos em janeiro, fechando em 15 de junho, com aniversariantes de dezembro.
Têm direito ao saque todos os trabalhadores que tenham saldo em contas ativas ou inativas no FGTS. O objetivo, de acordo com o Governo Federal, é diminuir o comprometimento da renda e o endividamento das famílias por causa da crise provocada pela pandemia.
A maioria dos trabalhadores vai receber o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. Mas quem estiver com dados incompletos, que impeçam a abertura da conta, vai ter de solicitar a liberação do dinheiro.
Para saber se vai receber o saldo automaticamente, é preciso fazer uma consulta. O processo pode ser feito pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo aplicativo FGTS. O passo a passo é simples. A própria plataforma guia o beneficiário.
Os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa TEM para pagamento de contas ou compras virtuais; sacados em caixas eletrônicos; ou transferido para terceiros.
Lembrando que o recurso vai estar disponível até 15 de dezembro. Caso o dinheiro não seja gasto até lá, vai voltar para a conta vinculada ao FGTS.