No mês de março, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei informou que a partir de abril a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iria contar com plantão pediátrico. Uma demanda antiga da população. Em entrevista à Rádio Emboabas, o Secretário Municipal de Saúde, Renê Marcos, explicou que a cidade precisaria de 12 a 14 pediatras, e que até o mês de março, a prefeitura já havia contratado cinco profissionais e estava terminando os contratos para iniciar o plantão, no dia 25 de abril, com a possibilidade de turnos de 12 horas.
No entanto, na segunda-feira, dia 18 de abril, a assessoria da Prefeitura Municipal de São João del-Rei anunciou que o plantão vai começar no dia 06 de maio. Apesar do atraso para começar o plantão, o Secretário de Saúde afirmou sobre a alta demanda pelo atendimento infantil na UPA de São João del-Rei, que é responsável por toda a microrregião de saúde. “A demanda é enorme. Eu vou à UPA todos os dias e cresceu a demanda por atendimento de crianças. A UPA não atende apenas a cidade, mas toda a nossa micro de saúde, com Santa Cruz, Tiradentes, São Vicente e demais cidades”.
Com a expectativa para o início do mês de maio, a Secretaria de Saúde deve divulgar em breve se o plantão será de 24 horas, ou começara com turnos de 12 horas.