Emboabas

Justiça eleitoral faz campanha para que adolescentes de 16 e 17 anos tire o título; prazo para se inscrever ou solicitar mudança de domicílio eleitoral vai até 4 de maio

O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, realizou uma campanha durante o mês de março para que jovens de 16 e 17 anos façam o título de eleitor e votem nas eleições gerais do mês de outubro. Como nessa faixa etária, o voto no Brasil é facultativo a adesão estava muito baixa. Segundo dados da Justiça eleitoral, apenas 731 mil jovens dessas faixas etárias estavam inscritos para votar até fevereiro de 2022, o que representava menos de 10% da população. O número era o mais baixo desde 1992.

Com a campanha, cerca de 100 mil jovens solicitaram o título. Mas a campanha continua, já que o prazo para tirar o documento ou mudar de domicílio eleitoral vai até 4 de maio.

Segundo as instruções do TSE para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, acesse o site TítuloNet, selecione a opção “não tenho”, localizada na guia “título de eleitor”. Em seguida, preencha todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade e endereço do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência. 

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Já para solicitar a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local e não tenha transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores. A alteração do domicílio eleitoral, entre outros processos, pode ser feita por meio do Autoatendimento do Eleitor, no site do TSE. Na página, acesse a opção “atualize seu endereço”. Reforçando que o prazo vai até o dia 04 de maio.

Sair da versão mobile