A ala Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, espaço aberto para atendimento exclusivo a pacientes suspeitos e positivados para coronavírus, vai ser desativada no próximo dia 31. O setor já interrompeu o recebimento de novas internações na última quinta-feira (24), a fim de desmobilizar a equipe médica responsável e funcionários.
O doutor Sérgio Veloso, coordenador do ala, explica qual será o novo fluxo de atendimento na entidade. “Pacientes com Covid ou alta suspeição vão ser regulados pela Central de Leitos do SUS Fácil e encaminhados para leitos gerais. Se for um paciente com indicação de internação clínica, vai ser direcionado a um leito clínico de isolamento. Se for de indicação de terapia intensiva, vai para um leito de CTI, mas, neste caso, um leito de CTI normal. O paciente vai se candidatar a uma vaga de CTI junto com outras pessoas”.
Sem uma sala específica para hospitalização, a intenção é que os possíveis pacientes infectados pelo coronavírus fiquem isolados dos outros. “A ideia é que não fiquem em contato. Pode acontecer de termos um novo surto. Se a gravidade for alta e for necessário, pode-se até reabrir a ala. Mas sendo baixo o número de internações, a ideia é que esses pacientes fiquem isolados dos demais, mas sem um setor específico para isso”.
A ala Covid chegou a contar com 42 leitos de UTI Covid ativos, conduzidos por mais de 100 funcionários. Doutor Sérgio alega que o Estado propôs transformá-los em leitos de UTI comuns. Mas, financeiramente, está fora do alcance da entidade.
A Santa Casa de Misericórdia, portanto, vai seguir com 10 leitos de UTI adulto disponíveis. Em breve, a expectativa é reabrir o setor de clínica cirúrgica, que operou com capacidade reduzida ao longo da pandemia, e a própria clínica médica.