Até julho deste ano, estará disponível nos Postos de Saúde de Minas Gerais, a primeira dose da vacina contra a meningite C (conjugada) para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A campanha vacinal foi ampliada para aumentar a proteção contra a doença, visto que esse tipo de meningite é altamente prejudicial para a saúde humana.
Essa vacina é recomendada para menores de cinco anos de idade, com a aplicação de duas doses, sendo uma aos três e a outra aos cinco meses de vida. Além de uma dose de reforço aos 12 meses de idade, segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais. A pasta ainda reforça que as crianças que não tomaram as doses da vacina ao longo desse primeiro ano de vida, é recomendada a administração até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Estado, as crianças menores de um ano são mais propensas a adoecer por conta da doença. E adolescentes e adultos são os principais responsáveis pela transmissão do vírus da meningite. Dessa forma, essa campanha tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença e reduzir o número de transmissões. A expectativa é que para este ano a cobertura vacinal atinja 95% do público apto a receber o imunizante, de acordo o Ministério da Saúde.
A meningite é uma doença que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Ela se caracteriza pela infecção das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Todos os tipos de meningite são consideradas patologias perigosas, a do tipo C pode deixar sequelas desde a perda de audição a amputação de membros, e também levar à morte.