Desde o início de março, os fieis católicos estão profundamente envolvidos com a comemoração dos Passos. A celebração é considerada uma das mais importantes do calendário religioso e promove reflexões sobre os sofrimentos de Jesus e sua Mãe.
Ao longo dos próximos dias, toda a Igreja vivencia momentos de intensa fé, se preparando para o ápice da festividade, que acontece no quarto domingo da quaresma.
Nesta sexta-feira, 25 de março, celebra-se a Sexta das Dores. Às 16h, tem recitação do terço das mulheres; às 19h, Santa Missa; e às 20h, procissão solene do depósito da veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores.
No dia seguinte, sábado de Passos. Às 16h, tem terço dos homens. Às 19h, Santa Missa. E às 20h, procissão solene com a veneranda imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos.
E no domingo, dia 27, o ponto mais alto da comemoração: Domingo do Encontro. Às 08h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, tem rasoura de Nossa Senhora das Dores, seguida de missa. Às 09h15, na Igreja de São Francisco de Assis, rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos e, logo depois, Santa Missa solene cantada. E às 18h, paraliturgia do encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima. O encontro das duas imagens vai acontecer na praça Barão de Itambé, que vão sair em procissão rumo a Catedral do Pilar, onde vai ser proferido o sermão do calvário.
Vale lembrar que as principais celebrações da festividade vão ser transmitidas ao vivo pela 96,9 FM Emboabas Mais Música.