A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, com um crescente número de notificações. A infecção atinge principalmente adultos, mas também recém-nascidos e idosos. O Governo de Minas, por meio da Agência Minas, alertou para o expressivo número de casos. Para se ter uma ideia somente no Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais foram notificados 183 novos casos de sífilis em 2021. Em São João del-Rei, o alerta vem da psicóloga Maria Teresa do Centro de Testagem Rápida e Acolhimento (CTA). “Em relação à sífilis, é importante chamar atenção que estamos em número crescente. É uma infecção por bactéria, que tem tratamento e tem cura, mas que também é grave e pode levar à morte caso não seja diagnosticada e tratada, porque afeta coração, pulmão e sistema nervoso central. Por isso, é importante que as pessoas busquem fazer o teste”.
A sífilis tem cura e pode ser indicada pelo teste rápido, com resultado apresentado em cerca de 15 minutos, que detecta também hepatite C, B e HIV, como explica Maria Teresa. “A sífilis está crescente e o teste vai diagnosticar também HIV, hepatite B e C, com uma única coleta. Mesmo que a pessoa chegue com algum sintoma relacionado a sífilis vai sair com os quatro resultados”.
Quando a sífilis é diagnosticada, os pacientes são tratados com uso de antibióticos.
Em caso de exposição à situação de risco, como sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, a orientação é que nas primeiras 72 horas procure o Hospital Nossa Senhora das Mercês para a profilaxia pós exposição.
Já após 30 dias, a recomendação é entrar em contato com o CTA. Esse prazo é importante para que as doenças possam ser detectada pelo teste rápido. O endereço é Avenida Tiradentes, 136 no Centro e o telefone é (32) 3372-8097. O horário de funcionamento é até às 17h, e a testagem rápida é de 7h30 às 10h e de 13h às 15h30 com documento com foto e CPF.