O Athletic entrou em campo pela 11° rodada, a última da fase de classificação, já classificado para a semifinal do Mineiro. Enfrentando o time comandado por um velho conhecido, o técnico Cícero Júnior, o Cicinho que treinou o Athletic parte da temporada passada. Cicinho também esteve no comando do clube quando subiu da segunda divisão para o Módulo II e do Módulo II para a primeira divisão.
Com cinco desfalques, Roger Silva, escalou o time com o setor defensivo todo alternativo. Incluindo o goleiro Lee, que foi o titular na temporada passada. O jogo porém foi fraco, sobretudo na primeira etapa, com poucas oportunidades para os dois lados. Ainda assim, o juiz marcou cinco minutos de acréscimo. Na volta do intervalo, melhor para o donos da casa. O único gol da partida foi marcado por Antônio Falcão, aos 4 minutos do segundo tempo. Em uma falha do goleiro Glaycon, que viu Ricardo Oliveira trocar para trás, Falcão que havia entrado no lugar de Michel Paulista – que saiu contundido ainda no primeiro tempo, mandou a bola para o fundo das redes.
O Villa Nova ainda jogou metade do segundo tempo com um a menos. O atacante Branquinho levou dois cartões amarelos e foi expulso no Joaquim Portugal. O resultado seguiu até os instantes finais do jogo, que terminou no escuro. A iluminação artificial não foi suficiente e as cobranças de escanteio nos instantes finais foram cobradas com dificuldade pela falta de iluminação. O jogo por força do regulamento, começou às 16h30, para todas as partidas da rodada. Mas com os acréscimos do primeiro tempo, e as paralisações no segundo tempo o jogo terminou até mesmo depois de algumas partidas e se estendeu com dificuldades para a iluminação artificial, já que a iluminação natural já havia acabado.
Com a vitória, o Esquadrão de Aço chegou aos 25 pontos e subiu para a segunda posição na tabela de classificação. Isso só foi possível porque o Cruzeiro – concorrente direto – perdeu para o Patrocinense por 2 a 1 no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, e ficou com os mesmos 22 pontos.
A diferença do Athletic para o líder Atlético também continuou a mesma (três pontos), o Galo superou a Caldense por 3 a 0, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Com isso, Athletic vai enfrentar o Cruzeiro com vantagem por dois resultados iguais. A vantagem de decidir com mando de campo também é do Athletic. Logo após o jogo, a FMF divulgou que a primeira partida aconteceria na terça-feira, amanhã, às 20h30 no Mineirão com mando de campo do Cruzeiro. E o jogo de volta, no sábado, dia 26, às 16h30, no Joaquim Portugal. Apesar da decisão inicial da Federação, pelos bastidores a informação é que os dois jogos deverão acontecer no Mineirão. No entanto, a assessoria do clube ainda não confirmou a informação sobre os dois jogos na Capital.
O Villa Nova, por sua vez, terminou a primeira fase na sexta posição, com 15 pontos, e garantiu vaga na disputa do Troféu Inconfidência. O adversário na semifinal do torneio será o Democrata-GV. O outro jogo será entre América e Tombense. Uberlândia e URT foram os times que caíram para o Módulo II do Mineiro.