Nesta quinta-feira, dia 17 de março, as cidades de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas vão receber a ciclista e influencer Viviane Sawczuk para promover o trajeto da Rota das Estações. O objetivo do projeto é resgatar e preservar a história da região, destacando a importância das estações para a cultura, o turismo e a história de Minas Gerais. Além disso, o projeto foca também na interação entre a comunidade e as estações. O projeto conta com o apoio institucional da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo do Estado de Minas Gerais.
O intuito é estruturar rotas para a prática do cicloturismo em Minas Gerais. O projeto é da Trilha dos Inconfidentes, que através do Reviva, está colocando em prática o projeto Rota das Estações,que vai percorrer os municípios que possuam estações de Trem ativas ou desativadas e que façam parte da Instância de Governança Regional Trilhas dos Inconfidentes.
Em cada visita, Viviane está registrando as estações e um pouco da história das cidades a qual elas pertencem. Assim, o projeto busca referenciar estas estações como importantes pontos turísticos do estado, atraindo novos investimentos e, consequentemente, gerando novos empregos. A influencer e ciclista comenta sobre a ação: “Eu mesma estou conhecendo um pouco mais das estruturas locais. São cidades vizinhas a cidade que eu moro há muito anos, São João del-Rei. Mas algumas dessas cidades eu apenas visitava, ou de carro, ou até mesmo fazendo algumas trilhas de bicicleta para visitar cachoeiras, por exemplo. Mas eu nunca tive esse olhar focado na visita as antigas estações ferroviárias.”
Outro objetivo do projeto é buscar recursos financeiros para o tombamento das estações, trabalhando para a revitalização e preservação dos espaços, tornando-os propícios também para o uso da comunidade local. “Essas estações são pontos turísticos importantes. Elas podem atrair investimentos, gerar renda e novos empregos. O turista se alimenta, dorme na cidade, comprar alguma lembrança. Além de outros serviços, menos convencionais, como por exemplo, eu precisei de arrumar minha bicicleta para continuar o trajeto. Isso é muito importante”.
Além de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes a ciclista vai percorrer outras 13 cidades. Ao final do projeto será lançado uma web-serie com 6 capítulos destacando todo o percurso.