Desde o último sábado, dia 12 de março, em locais abertos, todas as cidades de Minas Gerais possuem o aval do Governo Estadual para não exigirem mais o uso de máscaras. São João del-Rei confirmou a decisão por meio de decreto publicado na última sexta, dia 11.
Já em ambientes fechados, o governo de Minas Gerais estabeleceu um critério. Os municípios precisam apresentar uma taxa de pelo menos 80% da população vacinada com duas doses e 70% com a dose de reforço.
Segundo os dados do Vacinômetro do Governo Estadual, atualizados no último dia 11 de março, São João del-Rei tem 97,14% da população vacinada com a primeira dose. Já para a segunda parte, o índice chega a 93,71%, ou seja, acima da meta do estado. O município ainda precisa atingir o mínimo de vacinados com reforço. Hoje, o número está em 46,25%.
Já a cidade de Tiradentes tem 85,89% com a primeira dose e 80,70% com a segunda – também atingindo o ideal. Já para o reforço, a cobertura vacinal já atinge 52,32% – cerca de 18% abaixo do necessário para que as máscaras sejam liberadas em espaços fechados.
Por sua vez, em Santa Cruz de Minas a primeira dose contemplou 75,95% e a segunda 72,23%. A dose de reforço ainda está bem abaixo da meta: cerca de 32,02% dos santa-cruzenses já foram imunizados. É que a menorzinha do Brasil não atingiu ainda nem mesmo a meta de segunda dose.
Portanto, as três cidades ainda precisam atingir o objetivo de 70% da população com reforço para que o equipamento de proteção deixe de ser exigido em locais fechados, como supermercados e comércios.