Militares do segundo pelotão de polícia rodoviária em São João Del-Rei, empenhados foram em deslocar até o Km 187 da BR 494, próximo ao viaduto da Ferrovia do Aço, em uma curva, onde vários acidentes já ocorreram, e mais um havia acabado de acontecer, envolvendo dois caminhões e que os motoristas estariam presos às ferragens.
Chegando ao local, ali já se faziam presentes viaturas do Corpo de Bombeiros e do SAMU, que prestavam socorro aos motoristas, sendo que no local ficou constatado que o motorista da Carreta Volvo de cor branca, licenciada em Santa Catariana, identificado como sendo o senhor J.B de 61 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu preso às ferragens.
Já o motorista do Caminhão Mercedes Bens, de cor branca, licenciado em São João Del-Rei, identificado como sendo o senhor E.A.A, de 56 anos, foi retirado das ferragens e dentro de uma unidade de resgate do SAMU, foram feitas exaustivas tentativas de o reanimarem, contudo sem êxito, vindo ele também a óbito.
Não houve testemunhas do acidente e os militares apenas verificaram que a Carreta seguia no sentido São João Del-Rei a Ritápolis e o Caminhão no sentido contrário.
A perícia técnica foi acionada e ali compareceu o perito Alexandre Penido, o qual realizou os trabalhos pertinentes, liberando em seguida os corpos das vítimas e também os veículos para serem retirados do local e desobstrução da pista. O corpo do motorista do caminhão que estava na viatura de resgate do SAMU foi levado para o Hospital das Mercês para ser liberado aos familiares, já o corpo do motorista da carreta, que morreu preso às ferragens, foi levado ao Instituto Médico Legal, onde após os trabalhos de praxe, ficaria à disposição de seus familiares.