A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. O transplante de medula é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como a leucemia, ou linfomas e até alguns tipos de anemia.
Os especialistas explicam que transplante é a substituição de células doentes de medula óssea por células saudáveis. A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Nela são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.
No Brasil, de acordo com estudos, a chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil, por isso, por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes. A captadora do Hemonúcleo de São João del-Rei, Maria Aparecida Giarola, explica sobre o cadastro. “É simples. Ao fazer o cadastro é colhido uma mostra de sangue de 5ml. A gente envia essa mostra para Belo Horizonte, onde é feito um mapeamento genético e o resultado vai para um banco de dados que é internacional. Se a pessoa for compatível, outros exames vão ser realizados para depois a gente partir para a doação”.
Apesar das chances serem pequenas, acontecem. Nesta semana, no dia 22 de fevereiro, o Hemonúcleo de São João del-Rei atendeu um paciente que pode ser compatível com uma pessoa que precisa de doação. “A possibilidade é muito pequena, mas existe. Essa semana mesmo, aqui no Hemominas, recebemos uma pessoa para fazer o teste que confirma se a pessoa é mesmo compatível com quem precisa da doação”, conta Maria Aparecida Giarola.
O Hemominas de São João del-Rei está localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 75 no Segredo. O telefone de contato é o (32) 3322-2900. Também é possível agendar pelo site mg.gov.br. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira. Nas segundas, o atendimento acontece a tarde, entre 13h30 e 17h e nos demais dias pela manhã entre 7h30 e 11h30.