Emboabas

Dom Dirceu parte para a Bahia e deixa mensagem a diocese de São João del-Rei

Foto: Diocese de São João del-Rei

Após dois meses reencontrando amigos, comunidades e celebrando a palavra de Deus em paróquias da Diocese de São João del-Rei, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros partiu para Camaçari, na Bahia, onde será empossado bispo em 19 de fevereiro.

Antes de deixar a cidade história, onde construiu boa parte da sua caminhada religiosa e sacerdotal, deixou a seguinte mensagem: “Minha Igreja de origem reza e se alegra comigo e me envia em missão para pastorear aquela parcela do povo de Deus que está em Camaçari, na Bahia. Sigo com alegria e confortado pela amizade. A todos o meu muito obrigado e continuamos unidos em comunhão e serviço”.

Em trecho final da carta, ressaltou: “Os tempos que vivemos pedem de nós o cuidado de uns para com os outros. Obrigado por esse cuidado que me anima e encoraja a fim de que possa cuidar daquele rebanho que a mim foi confiado. Lembremo-nos sempre daquela Palavra do Livro dos Atos, tão atual, e que já foi lema de um Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP): “Cuidai de vós mesmos e do rebanho de Cristo!”.

A nomeação episcopal de Dom Dirceu foi oficializada pelo Papa Francisco, diretamente de Roma, em 27 de outubro de 2021. E sua ordenação episcopal foi celebrada em 04 de dezembro, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Em entrevista à Rádio Emboabas, o recém-ordenado bispo falou sobre sua nomeação. “Recebi com misto de alegria, satisfação, gratidão a Deus pela confiança que a Igreja deposita em minha fraqueza. Mas também com o senso da responsabilidade, consciente dos desafios desta missão. Com alegria de poder servir e somar”

Disse, ainda, que conhecer a população de Camaçari, diocese com 25 paróquias e oito cidades, vai ser um desafio. “Encaro a missão primeiro com o desafio de conhecer, não conheço a Bahia. É conhecer, saber que a Diocese tem uma caminhada e fará 11 anos de instalação”.

A carta de Dom Dirceu deixada a Diocese de São João del-Rei está disponível na íntegra no site www.diocesedesaojoaodelrei.com.br.

Sair da versão mobile