Na noite de quinta-feira, dia 03, por volta das20hrs, policiais militares foram empenhados pela sala de operações da 190ª Companhia, a deslocarem até a Rua Ovideo de Abreu, na Várzea de Baixo em Tiradentes, onde denúncia dava conta de que uma mulher teria sido atingida por uma facada, desferida pelo companheiro.
Ao chegarem ao local, ali já se fazia presente uma unidade de resgate do SAMU que prestava socorro à vítima, identificada como sendo a cidadã DS de 32 anos. Em conversa com ela, disse que encontrava-se em casa, juntamente com seu companheiro, E.H, de 26 anos, fazendo uso de bebida alcoólica, quando em dado momento, ele passou a discutir com sua genitora. Ao intervir, ela e o companheiro passaram a discutir e saíram para a Rua, quando então ele tirou uma faca da cintura e lhe atingiu com um golpe na cabeça, fugindo em seguida rumo à linha do trem.
A vítima foi então socorrida e levada até a unidade mista de saúde, contudo, devido à gravidade do ferimento, foi transferida para a Santa Casa em São João Del-Rei, onde permaneceu internada para passar por exames de Raio X, ficando ali internada em observação.
Como o autor já é conhecido e com passagens no meio policial, e ainda responde processo por homicídio na cidade de Barroso, os militares saíram em seu rastreamento, indo até sua casa, porém não obtiveram êxito em sua localização em um primeiro momento. Algum tempo depois, quando atendiam a outra ocorrência, os militares receberam denúncia dando conta de que E.H, teria retornado até sua casa para trocar de roupas.
De imediato os militares retornaram até o imóvel e lograram êxito em localizá-lo e o detiveram. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Indagado sobre o ocorrido ele confirmou a discussão com a sua companheira, porém negou que tivesse lhe desferido um golpe de faca. Que ela é quem portava a faca e caiu ao chão batendo a cabeça e se ferindo.
Perguntado sobre a faca, ele mostrou aos militares onde ela se encontrava, em um dos corredores da casa e dentro de uma sacola.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante por lesão corporal à Eduardo, o qual, juntamente com a faca recolhida, levado foi até a sede da 190ª Companhia para registro do boletim de ocorrência e em seguida para a delegacia de polícia civil de plantão em São João Del-Rei, onde colocado foi à disposição da autoridade policial para ser ouvido, ter o flagrante ratificado e, sendo o caso, seu encaminhamento ao sistema prisional.